Junta de Freguesia de Tadim Junta de Freguesia de Tadim

História

O topónimo Tadim é o maior argumento da antiguidade do povoamento local, remontante à romanidade da vizinha Bracara Augusta. Tadim é, com efeito, o genitivo do nome pessoal Tatinus, isto é, Tatini sc. "villa", de um indivíduo desse nome, que deve aproximar-se, ou comparar-se, aos nomes ou cognomes romanos Tatínia e Tatinius, documentados na epigrafia do período romano.

Apesar de vizinho de Braga, o local, no início da nacionalidade, não lhe estava direta e administrativamente subordinado, pois era um domínio, embora externo, do Castelo de Penafiel de Bastuço -- de modo que Tadim não se incluía no couto de Braga (dos arcebispos), mas no julgado ou "terra" da dita Penafiel. Em todo o caso, até à sua cessão posterior, a Sé Bracarense teve os rendimentos do dito castelo e seus domínios, incluindo Tadim, pela doação de 27 de Maio de 1128 ao arcebispo D. Paio Mendes "da Maia", feita pelo infante D. Afonso Henriques em pleno governo da mãe, contra quem andava revoltado; mas D. Paio Ramires que tinha o prestimónio da "terra", incluída, pois, Tadim, devia conservá-la enquanto fosse mercê e serviço do dito infante.

Área: 2.81 Km2